Conheça a Câmara

1993-1996

No dia 3 de outubro de 1992, quase 4 mil eleitores de Holambra participaram da primeira eleição municipal para os cargos de prefeito e vereadores. Naquele pleito, aproximadamente 50 candidatos disputaram as nove cadeiras do Legislativo local, ocupadas posteriormente por André Graat (presidente no primeiro biênio), Valter Costella, Marcel Donizeti de Souza Campos, Donizete de Carvalho da Silva, Antonio de Souza, Antonio José Esperança (presidente nos dois últimos anos do mandato), Aparício de Almeida, Geraldo Theodorus Maria van Schaik e Iran Daier Brunhani.


"Eu tinha receio de que Holambra, uma vez emancipada, perdesse seu forte espírito comunitário. Mas quando começamos o nosso trabalho na Câmara, a empresa Klaas Schoenmaker cedeu-nos um local por seis meses e diversas pessoas nos mandaram mesas, cadeiras, máquinas de escrever e calculadoras", conta André Graat. "Já durante as primeiras reuniões analisamos o orçamento para 1993 e o aprovamos. Também começamos com a redação da constituição para o Município de Holambra, publicada em 20 de agosto de 1993".

 

A Câmara Municipal instalou-se num escritório no centro da cidade. Nos estatutos da Casa, vários pontos de referência para a direção do novo município foram estabelecidos. Em sua Constituição, houve claro destaque à origem da cidade pelos assentamentos dos imigrantes holandeses - marca que voltou a aparecer na confecção do Brasão do Município, em que foi impresso o símbolo "Deus abençoe o nosso trabalho", deixado num documento que as irmãs do Santíssimo Sepulcro fizeram no início da exploração da Fazenda Ribeirão, em 14 de julho de 1948.

 

1997-2000

Dos vereadores da primeira legislatura, apenas André Graat, Marcel Donizeti de Souza Campos e Valter Costella foram reeleitos nas eleições de 1996. Marinheiro de primeira viagem, Pedro Weel foi eleito Presidente da Câmara Municipal para os anos de 1997 e 1998, substituído por Valter Costella no biênio seguinte.

José Benedito da Silva, José Marcos de Souza, José Mário da Silva, Wilson Barbosa, Joaquim de Carvalho completaram o grupo de nove vereadores da Legislatura. Donizete Carvalho da Silva atuou como suplente.

 

2001-2004

Em 2000, André Graat e Marcel Donizeti de Souza Campos foram reeleitos pela segunda vez, enquanto José Marcos de Souza carimbou sua primeira reeleição. Pela primeira vez em nove anos de legislatura, Marcel foi eleito pelos demais vereadores Presidente da Casa - função que ocupou durante os quatro anos do mandato.

Os demais eleitos foram Jacinta Heijden, Gerson Pedro Pina, Humberto de Lucia, Nicolau João Bakker, Pedro Wanderlei Galli e Solange de Carvalho Mota.

 

2005-2008

Nas eleições de 2004 foram eleitos Astério Pinto Filho, Antonio Marcos Fernandes, Gerson Pedro de Pina, José Marcos de Souza, Naiara Regitano Hendrikx, Nicolau João Bakker, Pedro Wanderlei Galli, Iran Daier Brunhani e Wilson Barbosa - os dois últimos, presidentes do primeiro e segundo biênios respectivamente.

 

2009-2012

Já nas eleições seguintes, com um total de 83 candidatos, quatro foram eleitos pela primeira vez; Andreza Esperança, Aparecido Lopes da Silva Lima(Cido Urso), Donizetti Fernandes de Almeida e Mario Luiz Sitta. Os demais foram: Astério Pinto Filho, reeleito com o maior número de votos (479) e presidente do primeiro biênio; José Marcos de Souza, reeleito para seu quarto mandato e presidente do biênio seguinte; Wilson Barbosa, eleito pela terceira vez, e Naiara Regitano Hendrikx, eleita pela segunda vez.

 

2013-2016

Petrus Bartholomeus Well presidiu a Casa durante os quatro anos desta 6ª Legislatura. Aparecido Lopes da Silva Lima(Cido Urso) foi reeleito com o maior número de votos (565), seguido por Jesus Aparecido de Souza(Jesus da Farmácia), com 497 votos. Jacinta Elizabeth van den Broek Heijden retornou ao Legislativo. Os demais eleitos desempenharam o papel de vereador pela primeira vez: José Zan da Silva(Zé Cabelo), Sebastião Ribeiro dos Santos(Tiãozinho), Géza Ferenc Gyorgy Árbocz, Mauro Sérgio de Oliveira(Serjão) e Eduardo da Silva(Pernambuco)

Com o falecimento de Géza Árbocz ao final de 2015, Dennis Peters foi conduzido ao cargo de vereador em 1º de fevereiro de 2016.

 

2017-2020

Naiara Regitano Hendrikx retorna à Câmara para seu 3º mandato, sendo eleita presidente para o primeiro biênio.  A 7ª Legislatura da Câmara de Holambra destaca-se pela experiência Legislativa de seus componentes: Aparecido Lopes de Souza(Cido Urso) e Jacinta Elizabeth van den Broek Heijden também cumprem o terceiro mandato, enquanto Jesus Aparecido de Souza(Jesus da Farmácia), Mauro Sérgio de Oliveira(Serjão), Eduardo da Silva(Pernambuco) e Mario Sitta assumem o cargo pela segunda vez. Edison Itamar Picão e Lucas Simioni foram eleitos pela primeira vez para o cargo de vereador.

2021-2024

2025-2028

 




Rua Dr. Jorge Latour, 152 - Centro

CEP: 13825-073 Câmara Municipal de Holambra - SP

(19)3802-1487 - Horário de atendimento: Das 08h às 12h e das 13 às 17 horas


,

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!