Os requerimentos voltaram a ser destaque na 4ª sessão da Câmara de Holambra, realizada no último dia 6. Dois deles foram aprovados por unanimidade e um foi rejeitado. Quando aprovados, os requerimentos são enviados ao Executivo, que deve responder no prazo de 15 dias, prorrogável por mais quinze.
O requerimento 007/2017 solicitando informações a respeito do departamento de esportes foi rejeitado por 5 votos a 3. Edison Picão(Edison da Farmácia-PV), Jesus Aparecido(Jesus da Farmácia-PSD), Jacinta Heijden(PSDB), Mario Sitta(PSDB) e Lucas Simioni(PP) foram contrário à propositura. Eduardo da Silva(Pernambuco-PSD) e Mauro Sérgio(Serjão-SD) acompanharam o autor da proposta, Aparecido Lopes(Cido Urso-PTB), e votaram a favor. O documento questionava a qualidade das atividades esportivas oferecidas, especialmente relacionadas ao futebol e piscina pública.
De autoria do vereador Pernambuco, o requerimento 008/2017 aborda o escoamento de águas pluvias no Boulevard Holandês, que não estaria funcionando de forma adequada. Aprovado por 8 votos a 0, o documento pede especificações sobre as obras realizadas, além de informações sobre os profissionais responsáveis pela elaboração e fiscalização do projeto e condição atual dos bueiros.
Venda de imóvel
Aprovado com o mesmo número de votos, o requerimento 009/2017 pede informações sobre a venda de terreno localizado às margens da SP107, próximo do acesso ao bairro Imigrantes. A negociação da área pública foi divulgada em junho de 2016. De autoria dos vereadores Cido Urso, Pernambuco e Serjão, o requerimento questiona quais os valores de mercado e de venda do terreno, forma de pagamento e destinação do montante recebido, além de cópia da concorrência pública que originou a venda do imóvel.
Em tribuna, Cido Urso, Pernambuco e Serjão consideraram insuficientes as respostas enviadas pelo Executivo sobre requerimentos aprovados anteriormente.
Durante a sessão passou por leitura requerimento de cidadão que solicita esclarecimentos a respeito do parentesco entre o vereador Lucas Simioni e o servidor do Executivo Wilson Barbosa. O documento será analisado pela comissão de Constituição, Justiça e Redação. Como faz parte da comissão, Lucas Simioni declarou-se impedido de participar da análise do documento. A presidente da Câmara, Naiara Hendrikx(PMDB), em cumprimento às normas regimentais, nomeou o vereador Mario Sitta para compor a comissão enquanto perdurar a análise do procedimento.
PAT
Quatorze indicações (solicitações ao Executivo) completaram a pauta. Naiara Hendrikx solicitou a implantação de um Posto de Atendimento do Trabalhador(PAT) no município para auxiliar na captação de vagas e dar apoio a munícipes que buscam colocação no mercado de trabalho. A vereadora pediu ainda que o proprietário de imóvel na rua Campo das Palmas seja notificado para que providencie construção de calçada e limpeza do terreno. Requisitou também reparo da calçada na praça das Rosas, no Jardim Holanda.
A exclusão da taxa de coleta e remoção de lixo domiciliar de terrenos baldios foi tema de indicação conjunta de Serjão, Pernambuco e Cido Urso. Os vereadores argumentam que não há geração de resíduos nos imóveis citados. Cido foi autor de outras três proposituras: solicitou o envio de projeto de Lei criando o Conselho Municipal de Pessoas com Necessidades Especiais, a contratação de mais um clínico geral no PSF Santa Margarida, e o pagamento aos servidores municipais de férias e licenças-prêmio em atraso.
Plano diretor de turismo
Jacinta Heijden solicitou que a Prefeitura elabore e encaminhe ao Legislativo projeto de Lei que disponha sobre plano diretor de turismo, visando garantir planejamento nas ações ligadas ao setor. Pediu também o envio do plano de mobilidade urbana, com o objetivo de garantir segurança e fluidez no deslocamento de pessoas e veículos individuais e coletivos, incluindo todos os dispositivos relacionados à acessibilidade. Solicitou também a criação de um conselho de cultura.
A contratação de médico acupunturista e um terapeuta Reike para atendimento a pacientes com fibromialgia e outras enfermidades foi solicitado por Jesus da Farmácia, que pediu também que o Correio seja oficializado para que contrate mais funcionários, regularizando o atendimento na agência de Holambra.
Edison da Farmácia requisitou a inclusão da disciplina “Educação, Moral e Cívica” na grade curricular das escolas públicas. Pernambuco requisitou a instalação de bancos na praça localizada na rua Calíssia, nos bairros Groot e Tulipas.
A próxima sessão da Câmara está marcada para 13 de março, a partir das 19 horas, na sede do Legislativo.
Jorge Lander Kenworthy
Assessor de imprensa - mtb 23.191
imprensa@camaraholambra.com.br
Publicado em: 08 de março de 2017
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores de Holambra participaram da XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), em Brasília. O evento, que já se consolidou como...
Dona Lais Frankie Stolf, pessoa ativa na comunidade holambrense, integrante do grupo Reviver há mais de 20 anos, foi homenageada postumamente na Sessão Ordinária realizada em 21 de novembro pela Câ...
Na noite desta segunda-feira, 21 de dezembro, durante a última Sessão Ordinária do ano, os vereadores aprovaram por 6 votos favoráveis a 2 votos contrários as contas do Poder Executivo, referentes...
Seis policiais municipais e dois policiais militares de Holambra receberam moção de congratulações durante sessão da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira(1º). Os agentes participaram...
Os vereadores holambrenses aprovaram na sessão de segunda-feira, dia 1º, projeto de Lei que proíbe fornecimento de canudinhos plásticos em bares, restaurantes, clubes noturnos, salões de dança e ev...
A presidente da Câmara de Holambra, Naiara Hendrikx(MDB), esteve nesta quinta-feira, dia 8, na Câmara de Capivari, onde foi recebida pelo presidente do Legislativo local, Bruno Barnabé da Silva(PSD...